CASAMENTO HOMOAFETIVO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Um pedido super especial nos deixou curiosos sobre como organizar um casamento homoafetivo. E a curiosidade me instiga a pesquisar e procurar informações que possam agregar e ajudar quem quer casar, afinal toda forma de amor é válida, desde que tenha companheirismo, carinho, respeito e eu, particularmente, acho que os casais homo são super empenhados quando o fato é realizar um sonho.

Então… na matéria de hoje vou colocar todas as informações necessárias para você que está em dúvida sobre como organizar um casamento homoafetivo.

 

A LEI:

Até 2013 os casais homoafetivos eram obrigados a casar numa cerimônia simbólica, não tinha o valor real que os casamentos tradicionais tinham. Hoje como uma vitória, legitimando o amor dos casais apaixonados, as garantias civis foram aprovadas e regulamentadas pelo STF.

COMO FUNCIONA:

Todos podem oficializar a união, em qualquer cartório de registro civil do País e sem nenhum tipo de restrição. É possível também casar-se no religioso com efeito civil, desde que a religião permita. A união homoafetiva é igual, em todos os aspectos, como em prazos, documentos e ate mesmo valores, que o casamento de um homem e de uma mulher.

Assim como acontece com os casais heterossexuais, o uso do sobrenome do outro é opcional. E os casais que gerarem filhos a partir de técnicas de reprodução assistida podem registrá-los diretamente no cartório, com o sobrenome de ambos.

Outros benefícios que foram conquistados pelos casais homoafetivos é o direito a licença maternidade, garantido por lei desde 2010, e o direito a herança daqueles que tenham uma união civil ou se casaram legalmente.

O CASAMENTO:

Quem entra e quem espera é a primeira dúvida na cerimônia de pessoas do mesmo sexo. E há duas possibilidades: chegarem a um consenso ou entrarem juntos de mãos dadas. Vocês devem escolher a forma que preferirem e que, em minha opinião, for mais emocionante para vocês. E se optarem por entrar separados, ambos deve ser acompanhados iguais como os casamentos tradicionais, com o pai e a mãe, ou qualquer outra pessoa especial que apóiem a união de vocês.

O LOOK

Escolher o mesmo look para a cerimônia é um privilégio exclusivo do casamento homoafetivo. Assim, se o vestido ou os ternos forem iguais, o ideal é que vocês entre juntos para causar um impacto nos convidados. Lembre-se de que é provável que um de vocês terá que ceder ao gosto do outro para a escolha do traje ou tentarem combinar o gosto de ambos.

OS CONVITES

No convite de casamento homo, o ideal é fazer com que os convidados sintam-se únicos e especiais. Além disso, pode-se utilizar de bastante humor nos convites. Nele é necessário especificar detalhes importantes sobre a festa, como locais e vestimenta adequada, como uma prévia do que será a comemoração.

Ainda há a possibilidade do convite online, em que o casal pode gravar um vídeo ou áudio, demonstrando a importância do convidado estar presente na festa para celebrar um momento tão importante. Nesse caso, o vídeo pode ser enviado para as redes sociais dos convidados.

OS VOTOS:

Em primeiro lugar, não deixe de fazer. Os votos arrancam suspiros até daqueles que torcem o nariz, ainda mais no casamento homoafetivo onde geralmente não há discurso religioso e os noivos falam muito sobre seus sentimentos e promessas. É a parte mais intimista e especial da cerimônia.

OS FORNECEDORES

É preciso buscar fornecedores que tenham afinidade e sejam simpatizantes à comunidade LGBT e estejam abertos a trabalhar com este tipo de público. È muito importante que os assessores dê orientações especificas aos staffs e estejam presente em todo o momento para verificar se toda a equipe está se comportando de forma respeitosa.

DICA CARPE DIEM: se você é convidado de uma cerimônia LGBT, se divirta e comemore muito a união do casal, no fundo é tudo a mesma coisa. Os assessores cuidam de todos os detalhes e os demais devem aproveitar ao máximo.

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Sempre fui apaixonada por casamentos, no começo achava que era só pelo sonho que tinha de casar, mas, depois do meu casamento descobri que meu mundo girava em torno disso. A adrenalina dos preparativos, a correria na montagem do evento para que saia tudo perfeito e a emoção de ver a noiva entrar, não tem nada mais gratificante para mim.

Deixe um comentário!

A Carpe Diem:

A Carpe Diem não é só uma empresa de assessoria, nossa missão é tornar sonhos em realidade, fazer com que momentos únicos sejam inesquecíveis, não somente para nossos clientes, mas para todos que estejam presente. O carinho, cuidado e atenção com que planejamos, organizamos e coordenamos cada detalhe, do menor ao maior, é nosso grande diferencial. Aqui, fazemos com que cada pessoa se sinta única e especial, por que trabalhamos com o propósito de unir as famílias e testemunhar o amor. 

Artigos Recentes

Conheça nossa Página!

Conheça a Carpe Diem!

Se Inscreva Para Receber Nossas Novidades!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit