COVID-19 O que você precisa saber

Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Olá Brasil!!!!!

Hoje eu venho aqui no meu blog para falar sobre um assunto um pouco diferente das nossas dicas de costume.

Como todos já sabem, está ocorrendo uma pandemia do vírus Corona (COVID-19) e não posso deixar de explicar para vocês em que isso pode afetar em seu evento, mas hoje vou falar especificamente de como proceder com os contratos realizados entre fornecedores e clientes.

O primeiro ponto a ser explicado é que por definição de lei os contratos comerciais devem ser cumpridos dentro do prazo e da maneira em que foram acordados, se isso não acontecer a parte que prejudicou a realização perfeita do contrato deve arcar com as consequências, que normalmente já estão estipuladas no contrato quando o mesmo é fechado.

Por outro lado, existe uma regra na lei para proteger a parte que não conseguiu cumprir sua parte no acordo comercial nos casos que fogem de sua responsabilidade, isso chama caso fortuito ou força maior, ou seja, a parte não está cumprindo ou não cumpriu com sua obrigação por alguma circunstância que foge de sua capacidade ou responsabilidade, como está acontecendo agora com está pandemia de corona vírus.

No Brasil a pandemia do COVID-19 está sendo considerada como motivo de força maior para o não cumprimento de contrato realizado em acordo comercial e a orientação jurídica é de que as partes entrem em um acordo de como proceder em relação a seu contrato. As partes devem decidir o que fazer, por exemplo, se sua festa de casamento não poderá acontecer, você deve se reunir com seus fornecedores e definirem o adiamento do evento (diante da disponibilidade de todos) ou até mesmo total cancelamento, desde que ambos estejam de acordo e definam as formas de ressarcimento possíveis.

Vale ressaltar que não está sendo permitido nenhum tipo de evento nesse momento, por determinação do Governo, e neste caso mesmo que você queira assumir os riscos e realizar o seu evento, o salão, por exemplo, será proibido de realizá-lo, podendo sofrer até uma multa pelo descumprimento, portanto, para este fornecedor isso se qualifica como caso de força maior podendo descumprir com sua parte do acordo e renegociar seu contrato sem prejuízo para ele, se as partes não chegarem a um acordo, o caso será resolvido na justiça e o juiz irá definir o que deve ser feito.

A orientação que trago para vocês é que não fechem contratos nesse período e renegociem seus contratos que já estejam fechados, principalmente se o seu evento tem data marcada para acontecer dentro dos próximos três meses, se sua festa está marcada para mais de quatro meses, não há motivo para criar pânico ainda, deve-se aguardar, mas é valido já ir conversando com seus fornecedores e deixando acordos preestabelecidos caso essa pandemia demore mais tempo para ser controlada.

DICA ESPECIAL CARPE DIEM: A melhor solução para este momento é aguardar e sempre tentar a negociação com seus fornecedores, se o evento é o seu casamento, é o seu grande momento, um momento único, não deixe o pânico tomar conta de você e siga as orientações, para não colocar seus convidados em risco, se for preciso, adie sua festa, o mais importante é aproveitar muito o seu grande dia, com segurança a todos, tanto convidados como fornecedores.

Gostou das dicas? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe nossas dicas e inspirações.

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Sempre fui apaixonada por casamentos, no começo achava que era só pelo sonho que tinha de casar, mas, depois do meu casamento descobri que meu mundo girava em torno disso. A adrenalina dos preparativos, a correria na montagem do evento para que saia tudo perfeito e a emoção de ver a noiva entrar, não tem nada mais gratificante para mim.

Deixe um comentário!

A Carpe Diem:

A Carpe Diem não é só uma empresa de assessoria, nossa missão é tornar sonhos em realidade, fazer com que momentos únicos sejam inesquecíveis, não somente para nossos clientes, mas para todos que estejam presente. O carinho, cuidado e atenção com que planejamos, organizamos e coordenamos cada detalhe, do menor ao maior, é nosso grande diferencial. Aqui, fazemos com que cada pessoa se sinta única e especial, por que trabalhamos com o propósito de unir as famílias e testemunhar o amor. 

Artigos Recentes

Conheça nossa Página!

Conheça a Carpe Diem!

Se Inscreva Para Receber Nossas Novidades!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit