TENSÃO PRÉ-NUPCIAL (TPN)!!! COISAS QUE NINGUÉM IRÁ TE CONTAR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

No mês da pressão eu resolvi falar com vocês sobre a tensão e os sentimentos que os noivos sentem antes de se casarem, coisas que ninguém irá contar para vocês, por achar que é um sentimento de dúvida do que estão fazendo e do que sentem um pelo outro, mas você vai ver que é mais normal do que imagina, e se não for falado e cuidado pode tornar algo tão grave a ponto do casal romper o compromisso ou até mesmo desenvolverem alguma doença.

Os casamentos atuais viraram um grande evento, cheio de detalhes, de muitos fornecedores (no mínimo 25 fornecedores diferentes por casamento) e com tudo isso muito estresse, fazendo com que as noivas vivam em constante TPN (tensão pré-nupcial).

Com tanta coisa para resolver, o estresse pode se tornar crônico e o que era para ser prazeroso podem virar algo desesperador e até uma tragédia. Viver com a adrenalina a flor da pele não é algo saudável, isso vários especialista deixam bem claro, nos preparativos de algo tão importante e especial como a organização do casamento, podendo gerar um cansaço extremo, noites de insônias, brigas entre o casal e prejudicar muito a saúde física e mental de ambos.

Um caso que teve uma repercussão muito grande na mídia foi a da noiva Michelle Wilson-Stimson, que após duas semanas do seu casamento, seu cabelo começou a cair drasticamente e ela perdeu 90% dos fios. Responsável por toda a organização do casamento estava muito ansiosa e estressada para que tudo saísse como planejado, ela chegou relatar que passava noites e noites acordada, rodeada de planilhas e documentos. Todo estresse fez com que ela fosse diagnosticada com alopecia e os profissionais não sabiam nem se o cabelo cresceria novamente. Ao lado de seu marido e de seus três filhos Michelle ainda não havia recuperado todo o cabelo, mesmo passando por vários tratamentos, mas é super confiante que um dia recupere por completo seus fios.

Esse é apenas um dos casos de noivas que passam por momentos de estresse na organização do casamento e que tornam esse momento dos sonhos em um verdadeiro pesadelo. Sem contar que as preocupações com os preparativos são tão intensas que o casal começa a brigar com tanta frequência e por coisas tão bobas que surge aquela dúvida, “será que estou fazendo a coisa certa?”, “ele/ela é de verdade a pessoa que quero passar o resto da minha vida?”, “amo ele/ela tanto ao ponto de tomar essa decisão tão importante na minha vida?”, são tantas as dúvidas que muitos casais acabam rompendo o noivado semanas antes do casamento.

Uma coisa que ninguém ira te falar e que com certeza a maioria nem sabe que existe é a Gamofobia – medo de casar. Para algumas pessoas, a ideia de casar parece um pesadelo. “Alguns sintomas da gamofobia são parecidos com a síndrome do pânico. Aceleramento cardíaco, dor no peito, tontura, desmaio, alergias, sensação de sufocamento. Essas pessoas acabam desenvolvendo esse distúrbio e passam mal”, explica a psicóloga e terapeuta de casais Denise Miranda de Figueiredo.

A coisa pode ser mais séria do que imaginamos e por isso vou dar algumas dicas para relaxar, aproveitar o pré-casamento e evitar os problemas.

  1. Não deixe de contratar uma boa equipe de assessoria, isso irá te poupar muitas preocupações, além de otimizar o tempo do casal para que possam se preocupar mais com o relacionamento e consigam aproveitar de maneira valida os preparativos;
  2. Mantenha um cronograma das atividades de rotina, o bem-estar não deve ser abandonado. Fazer exercícios, se alimentar bem, se divertir, dormir e fazer programas de casais é essencial. Evite gordura em excesso, bebidas alcoólicas, cafeínas e cigarros, eles estimulam e podem agravar o nervosismo;
  3. A ajuda de amigos e familiares é sempre bem vinda, peça que te ajudem com as inspirações e tendências. Delegue tarefas para que ajudem com as lembrancinhas, amarrar fitinhas e fazer cartões, mas não deixe que se envolvam de mais na parte estrutural, eles não entendem sobre a logística e muitas opiniões podem te deixar ainda mais confusa, causando estresse sem necessidade. Algumas coisas devem ser decididas exclusivamente pelo casal;
  4. Comece a organizar o casamento com antecedência;
  5. Esteja confiante dos fornecedores contratados, por isto antes de fechar contrato com qualquer fornecedor busque referencias, indicações, vá conhecer o trabalho de cada um em algum evento, tendo esta tranquilidade, só após isso, assine o contrato;
  6. Incentive o noivo a participar das decisões, isso evita maiores tensões por parte apenas da noiva e converse muito com ele, diante de tanta correria, se afastar é muito normal, mas evitar isso é missão dos dois. O ideal é tirarem um tempinho para um jantar romântico, um final de semana a dois ou apenas assistir um filme romântico juntos;
  7. Tanto para a noiva quanto para o noivo, tirar um tempo com os amigos faz com que libere a tensão do casamento e falem de coisas diferentes, isso relaxa muito;
  8. Sei que a maioria das noivas estará de dieta para entrar no vestido escolhido, mas cuidado para não cortar demais o carboidrato. Os carboidratos ajudam a manter os níveis de serotonina em nosso cérebro, um neurotransmissor essencial que nos deixa sensíveis. Para manter o equilíbrio, inclua uma porção ou duas de pão integral, batata-doce, aveia ou quinoa em cada refeição para permanecer energizada, feliz e em sintonia;
  9. Experimente relaxar, fazer terapia se for necessário, tirar dias para ir numa casa de massagem, se cuidar com estética e principalmente dormir bem.

 

Tenho certeza que seguindo essas dicas irão evitar todo o estresse e a depressão que esse momento de organização do casamento traz para a vida do casal.

Essa matéria foi feita com todo cuidado e carinho, já fui noiva e sei muito bem todas as dúvidas, incertezas e medos que rodeiam a cabeça, principalmente da noiva, por isso resolvi conversar desse assunto com vocês essa semana.

Se sentirem vontade pode deixar aqui nos comentários como está sendo esse momento para você e quais os medos e estresses que estão te atormentando agora, compartilhar e desabafar pode ajudar muito.

E não se esqueça, esse momento é único, você deve curti-lo de maneira prazerosa e aproveitando cada fase, cada etapa da organização de forma que te deixe feliz e realizada com todas escolhas feita por vocês.

Karina Oliveira

Karina Oliveira

Sempre fui apaixonada por casamentos, no começo achava que era só pelo sonho que tinha de casar, mas, depois do meu casamento descobri que meu mundo girava em torno disso. A adrenalina dos preparativos, a correria na montagem do evento para que saia tudo perfeito e a emoção de ver a noiva entrar, não tem nada mais gratificante para mim.

Deixe um comentário!

A Carpe Diem:

A Carpe Diem não é só uma empresa de assessoria, nossa missão é tornar sonhos em realidade, fazer com que momentos únicos sejam inesquecíveis, não somente para nossos clientes, mas para todos que estejam presente. O carinho, cuidado e atenção com que planejamos, organizamos e coordenamos cada detalhe, do menor ao maior, é nosso grande diferencial. Aqui, fazemos com que cada pessoa se sinta única e especial, por que trabalhamos com o propósito de unir as famílias e testemunhar o amor. 

Artigos Recentes

Conheça nossa Página!

Conheça a Carpe Diem!

Se Inscreva Para Receber Nossas Novidades!

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit